Curiosidades sobre Neurociência e exercício.

Compreenda mais sobre a relação entre o corpo, mente e exercício. 
Segue um artigo retirado do blog do http://rafaelalonsofc.blogspot.com.br/ muito bacana sobre neurociência e exercício. 
 
A neurociência é uma área de pesquisa crescente que abrange uma variedade de investigações multidisciplinares que buscam compreender a relação entre o corpo e o cérebro. No início do século anterior, nosso conhecimento da correlação entre neurociência e exercício foi adquirido principalmente através de estudos que investigaram os efeitos de algumas substâncias, como amônia, por exemplo, e as respostas hemodinâmicas a elas na função cerebral e na fadiga.
 
Os efeitos do exercício físico sobre as estruturas e funções fisiológicas, psicológicas e bioquímicas controladas pelo sistema nervoso central receberam atenção especial da comunidade científica, no contexto dos potenciais benefícios de saúde mental para populações clínicas e aplicações da ciência esportiva.
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Estudos sobre a eficácia do uso de exercícios para tratar e / ou prevenir transtornos mentais são essenciais, particularmente devido ao rápido crescimento da população idosa e ao consequente aumento da prevalência de doenças neurodegenerativas e da depressão.
Aumentos recentes nas incidências de vários transtornos mentais destacam a necessidade de intensificar os esforços de pesquisas que se concentram na identificação de tratamentos que podem melhorar a saúde mental. Embora a terapia farmacológica seja o padrão ouro atual para o tratamento de todas as doenças mentais, os possíveis efeitos adversos da medicação contribuem para falhas na adesão do paciente.
 
 
Portanto, ações como a redução dos custos de medicamentos, internações e a melhora da saúde mental dos pacientes devem ser priorizados. Assim, o exercício pode ser um tratamento adjuvante para várias doenças mentais. Um possível mecanismo neurobiológico subjacente aos efeitos positivos do exercício é o aumento da síntese e liberação de neurotransmissores e neurotrofinas, o que pode resultar em neurogênese (o processo de formação de novos neurônios), angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos) e neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal, que é a capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências.
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Embora existam fortes evidências de que o exercício tenha efeitos positivos na saúde mental e na cognição, esses resultados dependem da prática constante de exercícios regulares.
As altas taxas de inatividade física dificultam a realização dos benefícios do exercício. Neste contexto, Pesquisadores (Williams et al. 2008) descobriram que a resposta afetiva aguda ao exercício é um determinante importante da aderência ao exercício através de vias cognitivas (ou seja, autonomia percebida e auto eficácia) e interoceptivas (ou seja, acúmulo de lactato e pH sanguíneo). Portanto, dada a modulação da aderência pela resposta afetiva aguda ao exercício, a prescrição ideal do mesmo deve ser estabelecida.
Embora o exercício regular tenha potencial para promover a saúde mental, um nível excessivo de exercício pode ter efeitos adversos, como no caso do overtraining. Além do exercício, outros fatores associados a um alto nível de pressão para o rendimento esportivo e outros estressores contribuem para a alta prevalência de transtornos mentais entre os atletas de elite.
Assim, o controle de variáveis ​​psicológicas, combinadas com variáveis ​​fisiológicas, é essencial para o sucesso de um atleta. 
Considerando a importância do conhecimento sobre a relação entre o exercício e o amplo contexto da neurociência envolvida na saúde mental, juntamente com a adesão aos programas de exercícios, desempenho e diversidade das variáveis ​​analisadas em estudos, vale a pena discutir os efeitos agudos que o exercício exerce sobre o humor e a adesão a um programa de treinamento. Além disso, o que protege a mente nem sempre protege o corpo; Os diagnósticos de vários distúrbios mentais são surpreendentemente comuns entre os atletas que foram submetidos a excesso de treinamento, fadiga, estresse relacionado à competição, lesões, falhas e aposentadorias. Assim, o cérebro pode contribuir para a diminuição do desempenho ou aumento da fadiga em algumas circunstâncias.
Existem muitas hipóteses neurobiológicas que podem explicar a grande variedade de respostas observadas ao exercício.
Pesquisas apontam que o exercício agudo parece melhorar o humor ativando áreas corticais específicas e induzindo a liberação de neurotransmissores e fatores tróficos que contribuem para a adesão a um programa de atividade física regular. Já o exercício físico crônico parece induzir neurogênese e angiogênese, que são importantes para melhorar a função comportamental e cognitiva e para melhorar a saúde dos pacientes com transtornos mentais.
O exercício físico pode modular a saúde mental de maneira construtiva ou destrutiva.
Não deixe seu corpo à mercê de qualquer pessoa, procure um profissional de Educação Física.
 
 
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Williams DM, Dunsiger S, Ciccolo JT, Lewis BA, Albrecht AE, Marcus BH: Acute affective response to a moderate-intensity exercise stimulus predicts physical activity participation 6 and 12 months later. Psychol Sport Exerc. 2008; 9: 231–245.